HISTÓRICO DO EVENTO

Em setembro de 2012, realizou-se em Lisboa, na sede da Universidade Aberta, o Congresso Internacional Interdisciplinar Cortesia: olhares e (re) invenções (ainda disponível no Facebook.

Esse evento reuniu mais de uma centena de investigadores, de vinte e duas nacionalidades, de diferentes áreas disciplinares. A constatação da importância central da cortesia no comportamento humano, como forma de comunicação indireta, que tanto pode servir como meio para suavizar estratégias de poder ou como via de persuasão, levou à consideração desse fenômeno universal, onipresente em todas as sociedades, mas dificilmente delimitável e apreensível, como objeto de estudo de áreas disciplinares muito distintas, caso dos estudos literários e artísticos, da história, da sociologia ou da linguística.

O congresso permitiu, pois, promover o diálogo entre várias disciplinas e abordagens, e reforçar o caráter fundador da cortesia, como estratégia de aproximação do outro, em busca da valorização de códigos/regras verbais e sociais, imprescindíveis na edificação da sociabilidade.

Face ao êxito do encontro e à elevada participação de docentes e investigadores brasileiros, a Universidade Aberta considerando que se reveste de interesse manter a periodicidade bianual, de forma a constituir um espaço de reflexão e debate sobre o tema da polidez/cortesia, nomeadamente encetando estudos comparativos ou contrastivos entre as duas variantes do Português do Brasil e do Português europeu, aliou-se à Universidade Cruzeiro do Sul, à Universidade de S. Paulo e à Universidade Estadual de Campinas.

O evento de 2014, II Congresso Internacional Interdisciplinar (DES) CORTESIA: expressão de cultura(s)? realizar-se-á na Universidade Cruzeiro do Sul, em S. Paulo, de 02 a 05 de dezembro de 2014.