PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS

Se desejar submeter o seu trabalho à publicação, envie o texto integral até 20/12/2014.

Os trabalhos selecionados serão objeto de publicação eletrônica.


NORMAS PARA APRESENTAÇÃO

O trabalho deve obedecer aos seguintes parâmetros: Word for Windows, fonte Times New Roman de tamanho 12, espacejamento 1,5 entre linhas no corpo do texto, papel tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm), margens superior e inferior de 2,5 cm, margens laterais de 2,5 cm, com no máximo 20 páginas, incluindo referências bibliográficas e anexos e/ou apêndices.

Obs.: Os textos são de inteira responsabilidade de seus autores.

ESTRUTURA DOS TRABALHOS

O texto deve obedecer à seguinte sequência:

  1. título em caixa alta e em negrito, centralizado no alto da primeira página, em espacejamento simples entre linhas;
  2. nome(s) do(s) autor(es) por extenso com apenas o último sobrenome em maiúscula, alinhado(s) à direita e duas linhas abaixo do título;.
  3. filiação científica do(s) autor(es), em nota de rodapé iniciada em 1, puxada do último sobrenome do primeiro autor, constando: nome da universidade (por extenso), da faculdade ou instituto (por extenso) e do departamento (por extenso), endereço de correspondência, CEP/ Código Postal, cidade, estado, país e endereço eletrônico do autor, nessa ordem;
  4. texto de, no máximo 1 página, contendo resumo do artigo precedido da palavra RESUMO, em caixa alta, duas linhas abaixo do nome do autor, sem adentramento e em espacejamento simples;
  5. palavras-chave, no máximo de cinco, separadas por ponto-e-vírgula, precedidas do termo PALVRAS-CHAVE, em caixa alta, mantendo-se o espaçamento simples, duas linhas abaixo do resumo;
  6. o corpo do texto inicia-se duas linhas abaixo das palavras-chave, em espacejamento 1,5;
  7.  subtítulos correspondentes a cada parte do trabalho, referenciados a critério do autor, devem estar alinhados à margem esquerda, em negrito, sem numeração, com dois espaços de 1,5 depois do texto que os precede e um espaço duplo antes do texto que os segue;
  8. referências, sob o subtítulo Referências bibliográficas alinhado à esquerda, em negrito e sem adentramento, devem ser mencionadas em ordem alfabética e cronológica, indicando-se as obras de autores citados no corpo do texto, separadas por espaço simples, duas linhas abaixo do término do corpo do texto (cf. citado abaixo);

NORMAS PARA REFERÊNCIA

Tanto as referências bibliográficas quanto a bibliografia consultada devem ser dispostas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor: espaço simples e um espaço entre cada obra. Caso a obra seja traduzida, solicita-se que se informe o nome do tradutor.

CITAÇÃO NO TEXTO

Devem seguir as Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos, a saber:

O autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, em letras maiúsculas, separado, por vírgula, da data de publicação (BARBOSA, 1980). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data entre parênteses: “Morais (1955) assinala…” .

Quando for necessário especificar página(s), estas deverão seguir a data, separadas por vírgula e precedidas de p. (MUNFORD, 1949, p.513).

As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espacejamento (PESIDE, 1927a), (PESIDE, 1927b). Quando a obra tiver dois ou três autores, todos poderão ser indicados, separados por ponto e vírgula (OLIVEIRA; MATEUS; SILVA, 1943), e quando houver mais de 3 autores, indica-se o primeiro seguido de et al. (GILLE et al., 1960).

Citações diretas em mais de três linhas deverão ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 11 e sem aspas. Citações com menos de três linhas devem seguir o fluxo normal do texto e virem destacadas apenas entre aspas.

NOTAS

Notas devem ser reduzidas ao mínimo e colocadas ao pé da página; remissões para o rodapé devem ser feitas por números, na entrelinha superior, após o sinal de pontuação, quando for o caso.

ILUSTRAÇÕES

Ilustrações compreendem figuras, desenhos, gráficos, quadros, mapas, esquemas, fórmulas, modelos, fotografias, radiografias. As legendas devem ser inseridas abaixo das ilustrações, numeradas consecutivamente em algarismos arábicos e centralizadas.

TABELAS E QUADROS

Tabelas devem ser usadas para apresentação de informações tratadas estatisticamente e quadros para sintetizar e organizar informações textuais. O título de tabelas e quadros insere-se na parte superior, centralizado, e a numeração é consecutiva, em algarismos arábicos; caso seja necessário especificar a fonte dos dados, esta deverá ser colocada abaixo da tabela ou do quadro e o texto, alinhado à esquerda.

ANEXOS E/OU APÊNDICES

Quando imprescindíveis à compreensão do texto, e inclusos no limite de 15 a 20 páginas, Anexos e/ou apêndices, seguindo formatação dos subtítulos, devem ser incluídos no final do artigo, após as referências bibliográficas ou a bibliografia consultada.